LANÇAMENTO: Professor, ator e músico lança videoclipe recheado de crítica social e arte
Fotos: Álvaro Severo / cedidas ao Blog da Mannu
Os artistas serra-talhadenses investem no visual e no virtual para se reinventar e não deixar de mão da cultura. O professor, ator, diretor de teatro e cantor Manoel dos Santos Lima, de 28 anos, mais conhecido no meio como maneco, lança às 20h dessa sexta-feira (26) seu mais novo EP visual, DEMO. A proposta contou com a participação de Zell Ferraz; Álvaro Severo, e Max Rodrigues na equipe técnica. DINHEIRO é o primeiro single, uma aposta em novas estéticas e videoclipes com mensagens repletas de lutas políticas, reflexões sociais e defesa da população LGBTQIA+.
Nascido na zona rural da pequena cidade de Bodocó-PE, maneco mudou-se para Serra Talhada ainda com 17 anos fugindo de uma feroz tuberculose. Hoje, formado em Licenciatura em Letras pela UFRPE/UAST conta com orgulho sobre os cerca de 15 anos refletindo e vivendo em meio a arte, paixão que começou ainda muito jovem nos momentos de folga do trabalho na roça.
"Desde muito jovem comecei a correr atrás do que mais me importa na vida, a arte. Lembro como se fosse hoje quando me matriculei no curso de teatro oferecido pelo Sesc lá em Bodocó, enquanto ainda trabalhava na roça com minha família. Arte abriu minha mente. Saí de casa aos catorze anos e fui morar na cidade, fugindo da repressão homofóbica e anti-artística da zona rural. Aos dezessete anos, para não morrer de tuberculose (oriunda dos subempregos aos quais era submetido), mudei-me para Serra Talhada-PE, onde as condições de saúde são um pouco melhores. Aqui me formei professor e segui desenvolvendo minha arte. E lá se vão quase quinze anos bulindo na arte e numa espécie de metamorfose, me valho de meus pseudônimos para me expressar em diversas áreas do fazer cultural".
CRÍTICA SOCIAL
Em 2020 foi LEONAM ao lançar o álbum
romântico chamado “dentro de mim” em todas as plataformas digitais. No mesmo ano Mannoel
Lima dirigiu e escreveu curta-metragem “Viado”, e ao lado de sua carreira musical dirige a peça “A
Flor da Pele”, ambos projetos incentivados pela LAB-PE. Enquanto isso
maneco, todo minúsculo, está lançando nesse primeiro semestre o EP DEMO, onde todas as músicas serão acompanhadas de clipes. "Eu sou muitos, mas por
agora pode me chamar de maneco", afirmou ao Blog da Mannu, complementando:
"No clipe DINHEIRO canto sobre a situação nefasta que o Brasil está vivendo hoje, teço críticas ao atual desgoverno e conclamo a força de minha comunidade LBTQIA+ para seguirmos resistindo. Infelizmente, por conta da pandemia não pude ir ao estúdio dar um tratamento melhor as músicas e as gravei no meu celular mesmo com os beats crus. Mesmo que tenhamos que produzir de forma totalmente independente, o que não podemos fazer é nos calar. Temos que seguir lutando e denunciando que 250 mil pessoas morreram por causa de dinheiro. Temos que seguir protestando contra essa política genocida que foi colocada no poder por líderes religiosos e conglomerados midiáticos financiados pela “elite brasileira” que faz tudo em nome do deus capital. A única certeza é que vou seguir resistindo e que em março e abriu teremos novos clipes desse nosso novo projeto. Gratidão a todes que tem me apoiado; gratidão a ti Blog da Mannu e um grande abraço em todos amigos que acompanham meu trabalho. Fiquem em casa e apoiem os artistas locais".



Comentários
Postar um comentário