Casa de Jurema Gongá de Dona Quitéria recebe visita de gestores da Igualdade Racial e Mulher em ST


Fotos do acervo do Gongá de Dona Quitéria

O Gongá de Dona Quitéria, uma das Casas de Jurema de Serra Talhada, refletiu o Dia dos Pretos Velhos e os 133 anos da Abolição da Escravatura com um encontro com a Secretaria Executiva da Mulher e a Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura de Serra Talhada. Na oportunidade foram apresentados os projetos da casa e alinhadas futuras parcerias entre os povos de terreiro e gestão do Desenvolvimento Social.

Na tarde dessa quinta-feira (13), o Juremeiro João Antônio Sobreira abriu as portas do Gongá para receber a secretária Vera Gama, juntamente com o Cícero Alexandre da pasta racial, e a liderança indígena Luiz Fernando. Na oportunidade também participaram alguns dos filhos e filhas da Casa de Jurema. 

As religiões de matriz africana respeitam e celebram a data em homenagem aos Pretos Velhos que são entidades guias cultuadas como uma das folhas da Jurema Sagrada e também pela Umbanda. São personificadas como a figura de homens e mulheres negros de idade avançada que viveram no período da escravidão. 

O dia 13 de maio de 1888 é marcado na história do Brasil pela assinatura da Lei n° 3.353 sancionada pela Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II que concedeu a liberdade a cerca de 700 mil negros e negras escravizados. No entanto, não receberam incentivo do Império brasileiro para reestabelecer suas vidas, por isso os movimentos sociais negros reivindicam o marco histórico.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESTAQUE: Estudante de Agronomia na UAST tem artigo publicado em revista científica da Austrália

DESTAQUE NORDESTINO: Dançarino de ST é campeão em concurso junino representando Maria Bonita

ATENÇÃO PROFESSORES: Pernambuco anunciará novo concurso público para a Secretaria de Educação